Pular para o conteúdo

Período Integral

Acreditando que um Ser Humano aprende muito melhor sobre a vida e para a vida quando está feliz, a Escola Sulamericana procura desenvolver de forma prazerosa e adequada, atividades de incentivo a socialização, artes e recreação, que levarão os alunos a alcançar o desenvolvimento cultural que lhes é possível, fazendo com que sua permanência durante o turno oposto na escola não perca a função de conforto, segurança e diversão, no intuito de minimizar a ausência de seus familiares e pertences.

Semanalmente será escolhido um tema a ser desenvolvido, assim como buscaremos despertar o envolvimento com conteúdos relacionados ao calendário festivo levando em consideração a ludicidade, que precisa estar inerente à rotina de crianças que passam boa parte do seu dia na escola.

Às sextas-feiras enviaremos via email a “Programação do Integral”, informativo que divulga novidades lúdicas da semana, assim como as solicitações de materiais de sucata que serão utilizadas para a realização da “Arte no Integral” ou ingredientes usados no preparo da nossa “Culinária Experimental”.

Selecionaremos temáticas em que as nossas crianças participarão ativamente com muita e alegria, tais como desfiles, bailes, caça ao tesouro, oficinas, contações de histórias, cantigas de roda, parlendas, visitas de personagens e muito mais.

 

É sempre uma festa, uma alegria muito grande estar no Integral Sulamerinana COC!

ROTINA ASSISTENCIAL

  • Alimentação – Algumas crianças já são capazes de alimentar-se com mais autonomia, tendo as auxiliares por perto para orientá-las incentivando-as a variar o tipo de alimento. Para melhor acompanhamento das famílias, o cardápio será enviado mensalmente;

  • Higiene, momento de progressiva autonomia sob supervisão constante do adulto para escovação, lavar as mãozinhas e banho;

  • Repouso, música de ninar, conto de histórias, balanço e cafuné;

  • Recreação, conscientes que brincar é fundamental em toda a Educação Infantil, no Turno Integral, é uma das principais atividades para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. Além de interagir com os outros e aprender regras de convívio social, quando brinca a criança se comunica (seja por gestos, sons ou movimentos), manipula objetos, desenvolve a atenção, a memória e a imaginação.

  • A rotina do Turno Integral está dividida em almoço, higiene bucal, soninho, brinquedoteca (utilizada também pelos alunos que não dormem após o almoço), banho, realização da atividade para casa, atividade surpresa (sala de Artes), arte sucata (Sala Cecília Meireles), movimento corporal (sala de esportes ou quadra) e atividade cantada (sala do G2)