[Artigo] O Processo de Adaptação na Escola – Parte 2

É normal sentir culpa ao deixar o filho na escola?

Sim. É normal principalmente quando o filho ainda é bebê. É claro que, para ou pai ou a mãe, sempre será difícil deixar um bebê nas mãos de um desconhecido (ou quase desconhecido), mas, lembre-se, uma hora ou outra, o momento de ir para a escola chegaria. O melhor é esquecer a culpa, pois a insegurança dos pais é facilmente percebida pelos filhos. Vá trabalhar feliz e faça com que o tempo que você tem com ele seja de muita qualidade. No entanto, se achar que está sofrendo mais do que deveria com essa situação, não hesite em procurar informar-se com a professora, orientadora ou coordenadora da Escola sobre o comportamento e aceitação da criança ao ver os pais irem embora.

Estratégias:

Sobre a nova escola podemos pensar em diferentes estratégias para ajudá-los neste período a se aproximar dela. Aqui, algumas sugestões:

– Converse sobre a nova escola, procure saber o nome da professora. No caso da Educação Infantil ela será a principal referência da criança.

– Instrua seu filho a procurar ajuda, sempre que precisar: professores ou coordenadora pedagógica. Pedir ajuda não é sinal de fraqueza. Afinal, todos precisam de colaboração para poder se integrar.

– Se tiver formulários ou folders da escola, releia-os com as crianças, relembre as razões da escolha e ressalte os aspectos positivos que mais chamam atenção. Evite falar o que desconhece para não criar falsas expectativas.

– Se a criança for passar da fase de professor polivalente para a de diversos professores de várias disciplinas (Transição do Ensino Fundamental I para o ensino Fundamental II), ela precisará de mais ajuda ainda, quanto a horários, agenda, materiais, cadernos específicos e, quando as aulas começarem, às tarefas de casa de cada matéria.

Texto adaptado
Orientação Educacional /Direção Pedagógica,
Escola Sulamericana

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.
Paulo Freire